Buscar
  • Clínica Bella Vaz

Dor no ombro (síndrome do manguito rotador), o que é?

A dor no ombro é uma dor comum que pode aparecer em casos de trauma no local, mas muito mais frequente ainda porque está relacionada aos exercícios físicos e movimentos inadequados com relação aos esforços excessivos durante a prática de movimentos com o ombro.

É comum que as pessoas associam, mesmo, a dor aos movimentos praticados, mas acreditem que a dor passará - e muitas vezes isso acontece mesmo que tenha havido algum tipo de lesão. O que os esportistas não contam é que essa lesão pode voltar a aparecer, de maneira mais grave, em outro momento.

Além disso, claro, o desgaste natural do corpo com o envelhecimento, também aparece como causa comum das dores no ombro.

Trata-se, de forma simplificada, de inflamações ou rupturas da articulação do ombro, seja por degeneração, movimentos repetitivos ou lesões esportivas. O manguito rotador, também chamado de MR é um conjunto de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro. Isso significa que há uma complexidade específica nesse diagnóstico e tratamento pois esta área é responsável por equilibrar os movimentos do ombro e braço. Um diagnóstico tardio ou errado pode comprometer de forma significativa a qualidade de vida de um paciente com dores advindas da síndrome do manguito rotador.



Como diagnosticar e tratar a síndrome do manguito rotador?

É imprescindível que o paciente busque ajuda assim que sentir o primeiro indício de dor para que o quadro não se agrave. Muitas vezes uma sequência de tratamentos paliativos seja adotada, como aplicação de gelo e repouso. Porém um médico especialista deve ser consultado, avaliando a necessidade de medicamentos ou fisioterapia em casos que necessitem de uma recuperação mais longa e estável a fim de não abalar os movimentos, força e estabilidade na área afetada.


A dor crônica, nesses casos, aparece com frequência, caso o diagnóstico e o tratamento não tenham sido adequados. O tempo entre a lesão ou início da dor e a procura por um médico ortopedista especialista em dor e é determinante para uma recuperação mais ou menos dolorosa e completa.


O incômodo e a dor crônica que afetam o ombro e toda a articulação são dores que podem impossibilitar movimentos simples do dia a dia como cozinhar, tomar banho, lavar e pentear os cabelos, causando grande transtorno quando não tratadas.


A prevenção da síndrome do manguito rotador

É possível prevenir que lesões e dores apareçam na área do manguito rotador, com atenção especial aos exercícios que fortaleçam a área. Alongamentos e exercícios de flexibilidade, em conjunto com exercícios de força possibilitam que seus músculos estejam preparados para suportar, gradativamente, os movimentos de exercícios mais pesados. Além da flexibilidade e alongamento necessários para que os músculos e tendões não sejam utilizados além de sua capacidade. O conjunto desses exercícios permitem que a qualidade dos seus movimentos e treinos sejam equilibrados, precisos e direcionados, utilizando a articulação em sua melhor forma.


Clínica BellaVaz e as dores no ombro

Em caso de lesões e dores agudas ou crônicas no ombro, busque por um médico especializado na clínica BellaVaz. Todo tratamento deve ser levado a sério com comprometimento e cuidado, equilibrando e respeitando os limites e as dores humanas, que variam de uma pessoa para outra. Nossos médicos e doutores estão preparados para receber, examinar, diagnosticar e acompanhar o paciente para um tratamento eficaz e seguro, reabilitando o paciente para uma vida saudável e sem dores.


A orientação, nesses casos é a melhor solução para a cura e restauração da qualidade de vida do paciente, livrando-o das dores e incômodos frequentes. Métodos pouco invasivos, medicações e prescrições corretas, com o melhor corpo de médico e doutores, você encontra na BellaVaz.


5 visualizações0 comentário