Dor no Joelho

joelho.jpg

Em geral, acredita-se que as dores nos joelhos apareçam apenas em decorrência do envelhecimento. Realmente com o passar do tempo todo o sistema muscular e esquelético apresentam desgastes e podem levar a dor.

Porém, não é apenas a população idosa que sofre das dores nessas articulações. Diversos são os fatores que trazem os pacientes jovens ao nosso consultório: excesso de carga nos joelhos devido à atividade física e exercícios inadequados, musculação feita de forma imprudente, excesso de peso corporal, lesões oriundas da prática de exercícios sem orientações e as lesões decorrentes de traumas nas mais diversas modalidades esportivas.

 

TIPOS DE DOR NO JOELHO

 

Não é incomum a procura pelo médico ortopedista de praticantes de esportes que chegam ao consultório se queixando de dores nos joelhos. São relatos de dores insidiosas e evolutivas que, quando não tratadas adequadamente, podem levar ao afastamento das  atividades físicas. Por isso orientamos que procure o médico ao menor sinal de dor mesmo que de forma preventiva. 

No entanto, as lesões podem surgir devido a quedas, acidentes ou traumas direto no joelho, gerando alterações significativas nas estruturas ligamentares, meniscais, tendíneas ou cartilaginosas. 

Frequentemente as dores nos joelhos podem também ser causadas por alterações degenerativas crônicas (antigas). A articulação sofre processos inflamatórios de longa data que podem apresentar dores com o passar do tempo. Chamamos essa manifestação rotineiramente de artrose.

 

COMO TRATAMOS DORES NO JOELHO

 

O diagnóstico pode ser feito pelo ortopedista ou médico especialista em dor. A conduta a ser tomada e o manejo concomitante da dor poderão ser direcionados por uso de medicamentos, reabilitação adequada e mudança de hábitos de vida. Ainda quando não efetivas essas medidas iniciais, podemos lançar mão de procedimentos intervencionistas minimamente invasivos para alívio da dor, evitando muitas das vezes o procedimento cirúrgico. A Clínica BellaVaz possui médicos com ampla experiência no tratamento das dores em geral, podendo auxiliá-lo em seu tratamento de forma segura, eficiente e acolhedora.​

 

A equipe de Ortopedia e Dor da Clínica BellaVaz está sob direção do Dr. Henrique Bella, médico ortopedista e especialista em dor e do Dr. Prof. Dr. Marcelo Vaz Perez, médico especialista em dor, coordenador da equipe de Dor da Santa Casa de São Paulo.

Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas sobre dores!!!

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.