O que é e o que fazer com dores na coluna?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorClínica Bella Vaz

O que é e o que fazer com dores na coluna?

A “dor nas costas” é algo muito comum e cada dia mais citado dentre as maiores dores crônicas do ser humano. As dores na coluna são muito comuns e cada dia se agravam, principalmente pelos maus hábitos comuns que temos vivido. A dor lombar pode ser causada por lesões musculares ou de ligamento e, além do sedentarismo e postura ruim, também podem ocorrer por levantamento de peso incorreto, fraturas, problemas de disco ou desgaste.

O sintoma “dor na lombar” é um sintoma recorrente e que afeta diretamente a qualidade de vida do paciente, podendo, também, sobrecarregar em outras dores no processo de compensar a postura para evitar a dor nas costas, principal. A coluna e as dores nas costas A coluna, a medula espinhal e suas vértebras têm a função principal de sustentação de toda a estrutura do corpo, comunicando-se com o cérebro e os demais membros. Sua sustentação e funcionamento são essenciais para que o paciente se sinta apto para sua atividades diárias, flexivel para se movimentar e sem dores para que sua qualidade de vida não seja abalada. Assim, prevenir as lesões da coluna e buscar por atendimento especializado todas as vezes que uma dor der indícios de que pode atrapalhar a vivência do paciente, é imprescindível. Quando falamos da prevenção, temos ainda, dois grupos principais que devem buscar orientações com regularidade: idoso e esportistas. Dois grupos que estão mais vulneráveis aos efeitos do desgaste e, no segundo grupo ainda, do impacto e movimentos prejudiciais.

É comum que paciente busquem ajuda somente quando a dor da coluna já apareceu ou irradiou - você sabia que uma dor de cabeça crônica pode ser reflexo de como anda a sua coluna? O risco, porém, de buscar orientação médica somente nesses pontos oferece risco para a sua coluna e influenciam muito nas atividades normais do dia a dia, que passam a ser difíceis, dolorosas e ainda podem piorar significativamente o quadro da dor lombar.

O diagnóstico da dor lombar e seu tratamento As dores lombares têm sido cada vez mais comuns e apresentam um grande risco: a auto medicação, os tratamentos caseiros ou a própria decisão de conviver normalmente com uma dor constante. É necessário que um médico especializado em dor faça uma avaliação e solicitar exames específicos (raio x, ressonância magnética), caso necessário, para determinar o plano de ação para reter os efeitos da dor e da lesão, além, é claro, de proporcionar um alívio para o paciente - sem deixar de aplicar o tratamento correto para aquele tipo de situação. É comum que apenas medicamentos paliativos sejam usados a fim de relaxar e aliviar imediatamente a dor com o uso de medicamentos, isso deve apenas camuflar as dores e, muitas vezes, piorar sua evolução uma vez que você tem a falsa sensação de alívio e volta a movimentar-se normalmente, sem cuidar da real causa da dor lombar.


A clínica BellaVaz e as dores lombares O médico especialista em dor BellaVaz, está apto para avaliar de maneira precisa o grau de desgaste ou de lesão sofrido, construindo de maneira única para cada paciente, o seu tratamento e, claro opções para o alívio rápido da dor. Medicamentos podem ser escolhidos para atuar no tratamento da dor lombar, bem como alguns procedimentos aplicados na clínica BellaVaz, minimamente invasivos mas que devem ser indicados e aplicados de maneira profissional e responsável caso a caso. Todo procedimento, principalmente relacionado à coluna, deve ser feito por um médico especialista e com todo o cuidado, segurança e experiência necessários pela delicadeza e risco que uma lesão na coluna podem apresentar.


É necessário buscar o resguardo e a certeza de uma orientação segura, precisa e individual.

Na clínica BellaVaz, o corpo clínico garante a saúde da sua coluna, o cuidado com o seu corpo e a melhora da sua qualidade de vida com os melhores tratamento e procedimentos, dirigidos por excelência, conhecimento e experiência, não deixe de buscar auxílio médico individualizado.

135 visualizações0 comentário
bottom of page