Dor crônica, o que é que quando a dor pode ser considerada crônica.
top of page
Buscar
  • Foto do escritorClínica Bella Vaz

Dor crônica, o que é que quando a dor pode ser considerada crônica.

Atualizado: 2 de dez. de 2020

A dor no dia a dia de qualquer pessoa trás sofrimento e dificuldades de manter uma rotina normal. Porém, há uma dor ainda mais intensa e constante, chamada dor crônica. A dor crônica pode ser considerada assim, quando se mantém por mais de 3 meses - diferente a dor aguda é aquela que surge repentinamente e tem sua duração limitada. Geralmente tem função de alertar o indivíduo da existência de alguma lesão ou disfunção geral no organismo. A dor crônica pode ser proveniente de lesões, cirurgia, acidentes ou mesmo um dano que não se curou, persistindo, então. A dor crônica são geralmente permanente ou de longa duração- passando a fazer parte do cotidiano da pessoa, contudo levando a uma qualidade de vida ruim e isolando do convívio social.

Seja proveniente de qualquer um dos casos que citamos, a dor crônica deve ser investigada e tratada - pois o alívio da dor melhorar a qualidade de vida do paciente restaurando o bom humor e convívio social Como é feito o diagnóstico da dor crônica? O diagnóstico da dor crônica, depende de uma história detalhada do paciente aliada a exame físico específico feito por um médico especialista em dor . a dor crônica é complexa podendo ter componentes de hereditariedade, hábitos de vida, história prévia de dor aguda diferente do normal ou outra doença (diabetes, artrose, hipotiroidismo) ou fator desconhecido. Para casos como estes últimos, é necessário que o paciente seja submetido a exames complementares para que o médico tenha consistência ao diagnosticar e tratar adequadamente, caso a caso.


Dores crônicas podem acontecer em diversos pontos do corpo humano, sendo muito comum as dores na coluna, dores pós operatórias, dores relacionadas à fibromialgia, dores musculares, lombares ou de quadril, dentre tantas outra dores que podem se tornar crônicas, é importante ressaltar ainda, sobre dores somatizadas.


Como tratar a dor crônica? Seja qualquer um dos motivos já citados, o fato é que a dor crônica necessita ser valorizada e tratada, acreditar no paciente.

Nos dias de hoje não se pode deixar o paciente com dor crônica conviver sem o diagnóstico e tratamento correto. O paciente com dor crônica ou seja a que dor persistente por mais de 3 meses deve procurar o médico especialista em dor. Que estará hábito para diminuir a intensidade da dor e restaurar a qualidade de vida do paciente.

O tratamento especializado BellaVaz

É necessário que toda dor, doença, lesão ou desgaste seja tratado por um médico especialista em dor.

É muito comum que medicinas alternativas sejam usadas para tentativas de diminuição do desconforto ou tratamento das dores crônicas. Indicações caseiras ou auto medicação também são fatores que alongam os períodos de dores crônicas.

BellaVaz é uma clínica especializada em ortopedia e medicina da dor, pronta para diagnosticar, examinar, tratar, acompanhar e auxiliar pacientes com envelhecimento, dores crônicas ou lesões de maneira eficaz, prontamente executando o acolhimento e direcionamento de exames e tratamentos adequados.

Sob direção do Prof. Dr. Marcelo Vaz Perez, Coordenador da área de dor da Santa Casa de São Paulo e do Dr. Henrique Bella, médico ortopedista e especialista em dor, orientamos que se você sofre de alguma dor persistente ou crônica, ou conhece e convive com alguém que as tenha, busque ajuda e orientação com a equipe de dor da clínica BellaVaz.

82 visualizações0 comentário
bottom of page